Trump mudará as leis imigratórias?
2107 –
Especialista em imigração responde as principais dúvidas a respeito das ações do novo presidente quanto aos imigrantes
Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos e, logo em seu primeiro dia de mandado, já cumpriu algumas de suas promessas. A atitude de Trump surpreendeu e assustou ainda mais alguns brasileiros que já temiam pelas ações do presidente quanto aos imigrantes. Mas, o que realmente pode mudar para o brasileiro que deseja ir para os EUA? A especialista em imigração, Ingrid Baracchini, conta quais são as possíveis mudanças.
No país tem cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais e a preocupação de quem deseja ir para o país é se Trump pode configurar as regras para quem deseja ir ao país.
1. O presidente pode alterar as leis de imigração?
R: Geralmente, o presidente americano não modifica as leis de imigração codificadas. Mas, ele pode alterar os benefícios concedidos por meio de decretos. As leis continuam as mesmas e as pessoas continuam podendo exercer o direito de obter os vistos. O presidente pode legislar sobre a permanência dos ilegais. A ideia do Trump é manter quem é regularizado e capacitado.
2. Os processos de imigração podem ficar mais rígidos?
R: O que pode acontecer é as autoridades imigratórias começarem a fazer mais perguntas e se tornarem mais rígidas, principalmente se não possui alta escolaridade ou capacidades profissionais destacadas. Eles podem fazer diversos questionamentos a respeito da sua visita no país, principalmente se estiverem desconfiados quanto aos seus motivos. Esteja preparado e saiba quais são as perguntas mais comuns a serem feitas, como: onde vai ficar, quando tempo, qual a quantia de dinheiro que está levando, qual o seu emprego no Brasil, seus vínculos, entre outras.
3. Posso ser deportado dos EUA?
R: Sim, pode. Não há nada que possa fazer se acharem que seus motivos não são lícitos, pois eles possuem o poder de deportação sem muitas explicações.
4. Qual a melhor forma para se conseguir morar legalmente no país?
R: A forma mais fácil é através do visto EB-5 que permite morar nos Estados Unidos como um cidadão americano. Então, você pode ter uma empresa, morar, trabalhar e estudar no país. Para adquirir o visto é necessário um investimento de 500 mil dólares, que será aplicado em empresas em desenvolvimento. Caso seu investimento gere 10 empregos, você consegue o Green Card.
5. Para não ser surpreendido, há algum procedimento que devo realizar para me preparar para a viagem?
R: O melhor caminho é contratar um profissional especializado para acompanhar os procedimentos e organizar todos os documentos e ações necessárias.
A especialista ainda diz que esse é um bom momento para que as pessoas se organizem. “Se a fronteira irá se fechar para os ilegais, mais portas irão se abrir para os capacitados e que fazem os procedimentos legais”, afirma Ingrid.
Mais sobre Ingrid Baracchini
Ingrid Baracchini é formada em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e possui 11 anos de experiência na área imigratória em parceria com o advogado Reza Rahbaran, eleito TOP 25 Immigration Attorneys. O escritório representa o cliente brasileiro na requisição de qualquer tipo de visto para os Estados Unidos, além de clientes estrangeiros em qualquer área de demanda no Brasil de cunho imigratório, familiar, cível ou criminal. A advogada faz parte da AILA – Associação Americana de Advogados de Imigração. Para saber mais sobre Ingrid acesse www.advogadasdeimigracao.com.
0