Um sono reparador deixa a pele radiante e previne o envelhecimento precoce

 

A estação mais quente do ano traz dias de sol, novas tendências, diversão, cores fortes e, claro, o desejo de estar com a aparência em dia. O período de férias, quando muitas pessoas decidem aproveitar os dias de descanso nas praias, acaba gerando uma ansiedade pela conquista do corpo perfeito. Embora os hábitos saudáveis devam ser práticas constantes na vida do indivíduo, algumas atitudes simples podem fazer com que a pessoa fique ainda mais bonita, como a manutenção de uma alimentação saudável, ingestão regular de líquidos, como água, sucos naturais e água do coco, e, sobretudo, boas noites de sono. Estudos já comprovaram que indivíduos mais descansados têm aparência mais atraente, o que significa que o sono de beleza não é um mito.

 

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o corpo produz hormônios associados ao estresse quando não há repouso adequado. “Isso altera funções e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho e há aumento dos vincos. As olheiras também se acentuam, o que faz com que a aparência fique ainda mais abatida”.

 

Renata aponta alguns efeitos de um sono de má qualidade na aparência:

 

  • A privação do sono engorda, pois deixa o metabolismo lento e promove um menor gasto de energia, que resulta na formação de gorduras localizadas. Segundo pesquisa americana, um sono de qualidade está diretamente ligado aos fatores preventivos da obesidade. Para cada hora a menos de sono, cresce em 20% a possibilidade de haver aumento do peso e os especialistas acreditam que menos de 7 horas habituais de sono pode trazer consequências negativas para o corpo e para o cérebro;
    • Redução de energia deixa o cabelo mais fraco e sem nutrientes;
    • Rosto inchado, que faz com que os vasos sanguíneos se congestionem e dificultem a oxigenação, causando as olheiras;
    • Olhos secos e irritados, com a presença de ardência e/ou vermelhidão.

 

Dormir pouco também causa cansaço durante o dia, sonolência, entre outros fatores que levam ao sedentarismo e a um maior descuido com o corpo. A consultora também destaca que quem não pratica atividades físicas tem mais probabilidade de ter um sono interrompido e, portanto, não alcançar as suas fases mais profundas. E se a pessoa não descansa, tem menos disposição no dia seguinte. “A prática esportiva pode ajudar a dormir melhor, mas funciona como um auxiliar, sendo necessário somar-se ao esporte preferido, a reeducação postural, aliada ao uso do travesseiro correto durante o sono”, alerta.

 

A executiva ainda explica que durante a noite são fabricados os principais hormônios responsáveis pelo bom funcionamento do nosso organismo, como é o caso dos hormônios de crescimento (ou GH), fundamental para a troca e regeneração celulares e prevenção da flacidez do rosto, e do cortizol, que melhora o humor e a boa disposição. “Da mesma forma, o sono aumenta à sensibilidade à leptina, hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso, qualquer dieta para a beleza precisa também incluir pelo menos 8 horas de sono diárias”, contemporiza.

 

0

Write A Comment