o momento em que muito se discute sobre a diversidade no Oscar, eis uma mulher do cinema para todo mundo conhecer: Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar o prêmio, em 1940.

Na época, o cenário era ainda pior: McDaniel recebeu o Oscar em um hotel que sequer permitia a entrada de negros. Esta história é contada em uma ótima reportagem da revista The Hollywood Reporter, que retoma a carreira de McDaniel, conversa com familiares e relembra o momento em que ela ganhou o prêmio de atriz coadjuvante por E o Vento Levou… (1939).

De acordo com a revista, o produtor do filme, David O. Selznick, teve de pedir um favor para conseguir que McDaniel entrasse no Ambassador Hotel, em Los Angeles, onde a cerimônia foi realizada. Mas ela não pôde se sentar junto dele e do restante do elenco de E o Vento Levou…, como Vivien Leigh e Clark Gable. A atriz ficou em uma pequena mesa no fundo do salão, junto com seu acompanhante, F.P. Yober, e seu agente, William Meiklejohn. Diz a reportagem:

“Uma lista de vencedores vazou antes da cerimônia, então a vitória de McDaniel não surpreendeu. Ainda assim, quando ela recebeu a placa que era dada aos coadjuvantes, o salão ficou repleto de emoção, escreveu a colunista Louella Parsons: ‘Você teria ficado com a voz embargada, como todos ficamos.’

Filha de dois ex-escravos, [McDaniel] fez um discurso gracioso: ‘Devo sempre manter [o prêmio] como um farol para qualquer coisa que eu possa fazer no futuro. Espero sinceramente que eu possa sempre ser um ganho para a minha raça e para a indústria do cinema.’”

0

Write A Comment