Mais um supreendente lançamento da Manufatura Montblanc em Le Locle, com mecanismo “Rising Hours” patenteado.
O público do 20º Salón International de la Haute Horlogerie (SIHH 2013), evento exclusivo para profissionais do setor de relojoaria fina, que acontece de 21 a 25/01, em Genebra, na Suíça, pode ver o lançamento do novo modelo da já consagrada coleção Montblanc Nicolas Rieussec.
Montblanc continua a explorar e expandir esta coleção, que começou em 2008, quando a marca lançou o seu primeiro movimento in-house, ou seja, inteiramente desenvolvido em sua própria manufatura, situada em Le Locle, berço da tradicional relojoaria suíça.
O novo Nicolas Rieussec Rising Hours é uma demonstração de que Montblanc se tornou excelente também no setor de relógios. Acima da coleção Nicolas Riessec, no range da marca, só os relógios exclusivos, limitados e ultracomplicados produzidos na unidade Minerva Villeret, fruto da aquisição do centenário Instituto Minerva pela Montblanc, em 2006.
O cronógrafo Nicolas Rieussec Rising Hours evolue o design do mostrador para brincar com as complicações, mais uma vez. Agora, o dia da semana é exibido no lado aposto ao da data. E os indicadores de dia/noite (AM/PM) são apresentados de modo muito mais bonito e interessante: o relógio conta com dois discos, um em cima do outro, para mostrar não somente as 12 horas, mas também indicar se tempo em cada uma delas é um horário do dia ou da noite.
As horas são apresentadas em algarismos arábicos, sob um visor aumentado, colocado na parte superior do grande disco descentralizado, enquanto um único ponteiro, de minutos, percorre o disco da maneira convencional. Mas o modo como as horas são mostradas no Nicolas Rieussec Rising Hours é tecnicamente revolucionária. Os algarismos mudam de cor dependendo do tempo ser dia ou noite: azul claro durante a noite e cinza escuro durante o dia. A hora exata é indicada por um pequeno triângulo vermelho localizado na posição das 12h.
Patenteado, este mecanismo “Rising Hours” é particularmente autoexplicativo duas vezes ao dia: às 6h de cada manhã, o dígito perfurado “6” aparece azul claro à esquerda e cinza escuro à direita para simbolizar que a noite está terminando e o dia está amanhecendo; às 6 h de cada tarde, a cor cinza escuro à esquerda se rende ao azul claro do horário noturno, à direita.
Além de esteticamente interessante, esta função torna mais fácil ainda definir a indicação de data, uma vez que esta muda corretamente à meia noite e não, erroneamente, ao meio dia. Outra inovação do Nicolas Rieussec Rising Hours é o dia da semana, exibido no lado aposto ao da data. A função cronógrafo se baseia no mesmo conceito de toda a coleção Montblanc Nicolas Rieussec, com os discos gêmeos, localizados na parte inferior do mostrador: o da esquerda conta os 60 segundos decorridos e da direita registra os 30 minutos decorridos.
Classicamente redonda, a caixa do Nicolas Rieussec Rising Hours, com 43mm de diâmetro e 15,30 mm de altura,é feita de ouro rosé 18k, assim como o ponteiro dos minutos e a ponte dos discos do cronógrafo. O mostrador prateado é decorado com guilhochê ‘Grain d´Orges”. O movimento do modelo Rising Hours é um Montblanc MB R220 automático, visível no verso da caixa, através de um cristal de safira. Tem aproximadamente três dias de reserva de energia. Todo o conjunto é resistente até 3 bar (30 metros). A coroa canelada, feita de ouro rose 18k, tem a assinatura da estrela Montblanc em madrepérola. Completa a elegância do modelo uma pulseira marrom de couro de crocodilo com fecho basculante triplo de ouro rose 18k.
O novo Montblanc Nicolas Rieussec Rising Hour terá ainda uma versão em platina 950 e em aço. A variação em platina é limitada a 28 exemplares, cada um dos quais acompanhado de uma pulseira cinza de couro de crocodilo com fecho de ouro branco. A versão em aço inoxidável tem pulseira de couro de crocodilo preta com fecho basculante.
Via | Montblanc