Calendário Lavazza 2017 mescla homem e natureza em fotos de Denis Rouvre
Criado em colaboração com o Slow Food, o tradicional calendário celebra os “Earth Defenders” da Ásia e seu relacionamento simbiótico com o meio ambiente
Na Indonésia, as águas mágicas do Lago Tanjung parecem ser refletidas nos lábios de um cafeicultor. No Sri Lanka, a valiosa palmeira se perde nas feições de um produtor de cana de açúcar. E, na Índia, milhares de abelhas Kotagiri parecem se misturar com as marcas e rugas de um experiente apicultor.
A técnica da “geografia dos rostos” é uma parte essencial do Calendário Lavazza 2017: We Are What We Live. Criado em parceria com o Slow Food, o trabalho exalta o relacionamento simbiótico entre humanos e meio ambiente, entre os Earth Defenders e sua natureza, entre plantas e colheitas.
Da Índia ao Laos e Vietnã, do Sri Lanka à Indonésia: o Calendário Lavazza 2017 se concentra no Sudeste Asiático para o terceiro capítulo do projeto fotográfico dos Earth Defenders. Depois das fotos na África, de Steve McCurry (2015), e as das Américas Central e do Sul (2016), de Joey L., o fotógrafo francês Denis Rouvre explorou os rostos dos Earth Defenders da Ásia ao vasculhar as profundezas do ambiente em que vivem e que defendem diariamente, com amor e energia. Seu sacrifício e dedicação tornam possível melhorar as condições de vida das comunidades locais, e lutar contra a ameaça da mudança climática.
Parte da humanidade e parte do meio ambiente: o Calendário Lavazza 2017 é composto por doze conjuntos de fotografias apresentadas lado a lado. Em um lado, está o rosto de um homem ou mulher ao natural, retratados em sua essência. No outro, está uma paisagem, que representa o meio ambiente onde eles vivem e a natureza onde trabalham. Nas fotos de Rouvre, é como se as duas metades – humanos e meio ambiente – fossem sobrepostas e se moldassem. Cada retrato é também uma paisagem. E cada paisagem, um retrato.
“Nós somos o que vivemos. No coração do Calendário Lavazza 2017 está a ligação física, a simbiose, entre humanos e seu ambiente. Um não consegue prosperar sem o outro”, comenta Francesca Lavazza, diretora de Imagem Corporativa da Lavazza. “Os dois têm uma conexão tão profunda que dividem satisfações, sofrimentos, tempos difíceis, suor. Neste terceiro capítulo do projeto Earth Defenders, com a parceria do Slow Fodd e do fotógrafo Denis Rouvre, fomos à Ásia. Aqui, a natureza explode em toda sua exuberância, e o que claramente surge é o relacionamento mútuo de defesa e proteção ligando fazendeiros, criadores e o ambiente ao redor deles. É uma grande lição para todos nós, mas, acima de tudo, um convite ao respeito e cuidado em relação à terra.”
O Calendário Lavazza será apresentado durante o Terra Madre Salone del Gusto 2016, que acontece até 26 de setembro em Turim, na Itália. O evento gastronômico acontece a cada dois anos, e marca o vigésimo aniversário da colaboração entre Lavazza e Slow Food. O Calendário será vendido em edição limitada para promover o Terra Madre, e será possível visitar a exibição dedicada aos três anos do projeto Earth Defenders gratuitamente, no Lavazza Space da antiga Bolsa de Valores de Turim. O projeto celebra os heróis modernos da terra de três continentes, pessoas comprometidas a cuidar do planeta de forma justa e sustentável.
“Há uma diferença entre morar em um território e realmente habitar nele. Habitar tem um significado mais profundo que envolve não apenas nosso relacionamento material com um lugar, mas também – e acima de tudo – uma conexão social, cultural e espiritual entre humanos e seu ambiente”, explica Carlo Petrini, presidente e fundador do Slow Food. “Habitar significa ter um pequeno mundo no coração, significa se preocupar em manter o equilíbrio, para que esse lugar permaneça lindo, limpo, harmonioso e convidativo. Com o projeto Earth Defenders, nós somos porta-vozes, junto com a Lavazza, de tantos produtos excelentes que a humanidade e as comunidades locais não podem perder. Falar sobre plantações de café na Indonésia, e sal marinho, mel de floresta ou multifloral na Índia, significa falar sobre a vida de pessoas, do planeta”.
O autor do Calendário Lavazza 2017 é o fotógrafo francês Denis Rouvre, vencedor de vários prêmios internacionais, (incluindo o World Press Photo 2010, 2012 e 2013), e conhecido do público por seu trabalho com os sobreviventes do tsunami no Japão. “Durante a viagem ao Sudeste Asiático, senti que o meio ambiente lá se conecta com a vida desses homens e mulheres que trabalham e protegem sua terra todo dia. O ambiente molda seu caráter e seus rostos”, diz Rouvre. “Estou orgulhoso da chance que tive de explorar as histórias desses Earth Defenders e ser testemunha de como o nosso futuro passa pelo respeito e trabalho diário daqueles que cultivam a terra.”
Michele Mariane, diretora executivo de Criação da Armando Testa, que foi responsável pela produção do calendário, comenta a escolha de Denis Rouvre como autor da obra: “Estávamos impressionados e inspirados pelo seu jeito de trabalhar, de subtração, de destilar emoções, eliminar o supérfluo e nos colocar diante dessas pessoas de uma maneira marcante e direta.”
A Lavazza e a Slow Food convidam todos a visitarem o site http://calendar.lavazza.com/en/, e apoiarem os Earth Defenders em mídias sociais com a hashtag #EarthDefenders.
O projeto Earth Defenders em números
· 3 anos
· 3 Calendários Lavazza em colaboração com a Slow Food
· 3 continentes
· 17 países, 32 cidades
· 13 mil quilômetros viajados
· 10,5 mil fotografias feitas
· 200 pessoas envolvidas
· 350 Earth Defenders conhecidos
· 168 dias de trabalho no total
Sobre a Lavazza Brasil
A Lavazza é uma empresa familiar fundada em Turim, na Itália, em 1895. São quatro gerações exclusivamente dedicadas a tornar seu produto um prazer diário para seus consumidores. Luigi Lavazza foi o criador da arte de combinar diferentes tipos de grãos, o blending. A empresa é um dos líderes mundiais no mercado de café e líder absoluto na Itália, com uma gama de produtos que atende aos paladares mais exigentes. Cada aspecto da produção da Lavazza – desde a compra do café verde à criação do blend – é baseado em padrões de qualidade cuja excelência é reconhecida internacionalmente e emprega tecnologia sofisticada para garantir a consistência do sabor e do aroma. A companhia está presente no Brasil desde 2008, como uma subsidiária.
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Vencedora do Gold Cannes Lions e Bronze PR Cannes Lions em 2016
Agência criativa do ano em 2016, SABRE
Três vezes eleita Agência de médio porte do ano, PRWeek