Tem quem diga que chocolate é um dos sabores mais difíceis de harmonizar com vinho, que os dois devem ficar longe um do outro e pronto! Mas eu garanto: ele combina com muito mais do que vinho do Porto! E é bom conhecer essas combinações, pois quando se trata de chocolate, estamos falando também de todas as delícias feitas com ele: bolos, tortas, mousses, brigadeiros e muito mais!
Outra coisinha: os dois – vinho e chocolate – são afrodisíacos e ricos em flavonóides, substâncias que varrem os radicais livres do nosso organismo. Precisa dizer mais?
Chocolate ao leite
Um bom chocolate de leite é geralmente cerca de metade chocolate e metade creme (ou gordura). São mais doces e têm mais gordura, o que faz deles os mais fáceis de harmonizar com o vinho.
Vinhos recomendados
Vinhos tintos de colheita tardia: São aqueles vinhos feitos com uvas que permanecem mais tempo na videira. Como são doces, combinam bem com o chocolate.
Vinho do Porto: Talvez a combinação mais tradicional que existe, o vinho do Porto traz sabores de frutas vermelhas ao chocolate.
Banyuls ou Maury: O Porto francês tem notas mais terrosas e por isso vai cair maravilhosamente bem com trufas de chocolate.
Moscato Rutherglen: Este talvez seja o vinho doce mais doce do mundo. Vem de Vitória, Austrália, e também vai bem com chocolate.
Lambrusco di Sorbara: O mais leve dos Lambruscos, é um vinho tinto espumante, com sabores delicados de pêssego e morang
Os polifenóis do chocolate amargo parecem duplicar em contato com o vinho e dão a ambos um sabor um pouco amargo. Mas são também a parte do chocolate que traz todos os benefícios à saúde! Justamente essa amargura do chocolate escuro é que nós queremos equilibrar harmonizando com um vinho cuidadosamente selecionado.
Então para os amantes de chocolates espero que aproveitem minhas dicas !!
3