Como nasceu?
Se acha que existe uma relação entre as estrelas para a cozinha e a marca de pneus então acertou completamente. A ideia foi concebida em 1900 por André Michelin, o fundador da Compagnie Générale des Établissements Michelin, a famosa marca de pneus, que tem como mascote o Bibendum.
Na febre da revolução automóvel, André Michelin decidiu criar um guia para promover o turismo automóvel. O fundador pretendia que pessoas de todo mundo visitassem o emergente mercado automóvel, então decidiu criar um roteiro que reunisse um grupo de restaurantes e hotéis de qualidade para o público-alvo. Assim, André Michelin estava a criar um elo de ligação afetivo com o mercado de pneus.
O Guia Michelin foi ganhando proporções inesperadas e tornou-se o principal indicador dos melhores restaurantes e hotéis de França e, depois, do mundo inteiro.
O Guia das Estrelas
O Michelin distribui quatro guias diferentes, sendo o Gourmand exclusivo para restaurantes franceses, o Verde distingue o turismo para património cultural e arquitectónico, o Prático é um guia de bolso, com informações essenciais sobre cidades e, finalmente, o Vermelho, o mais importante da marca e que distingue os melhores restaurantes no mundo inteiro.
Para terem noção da importância da classificação por estrelas, perder uma pode significar a falência do restaurante. Já a sua conquista pode colocá-lo no mapa da gastronomia mundial.
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