Com muitos aparatos eletrônicos, destaques são motor de 160,5 cv e rádio.


A versão totalmente equipada das novas BMW K 1600 é um primor de tecnologia, desempenho e luxo. É um partidão, mas só para quem dispõe de 108.500 reais. Embora também produza motos médias (de 450 e 650 cc), a alemã BMW é reconhecida mundialmente como fabricante de motos grandes. A fábrica de motores da Bavária produz em Berlim algumas das mais ousadas motocicletas do planeta. Certamente são as máquinas de produção industrial seriada mais arrojadas em design de chassi e suspensões. Os criativos sistemas de suspensão Duolever (dianteiro, ao estilo duplo A) e Paralever (paralelogramo deformável) são exclusivos.
Com a sigla de Gran Turismo (GT), em italiano, a moto incorpora sistema de navegação por satélite, grande capacidade de carga em malas impermeáveis e chiques, som de alta qualidade, controle de tração, suspensões reguláveis eletronicamente, para-brisa regulável, farol de xenônio, tem autonomia de camelo, é superpotente e, contra todas as previsões que a primeira vista inspira, bastante fácil de pilotar.
O desafio da revolucionária engenharia bávara foi resolver a equação de como fazer uma moto de 348 kg (com tanque cheio) ágil e estável. A resposta é a K 1600 GTL, gigante com 26,5 litros de capacidade no tanque de combustível, 2,48 metros de comprimento e nada menos que seis cilindros em linha – nada de ficar por baixo da imensa Honda Gold Wing, ora!
A moto é extremamente eficiente sob o ponto de vista dinâmico e incorpora o luxo que a simples menção da marca inspira. Manoplas e bancos aquecidos, computador de bordo, checagem de pressão dos pneus no painel, possibilidade de escolher entre três mapas de gerenciamento eletrônico do motor, além de múltiplas escolhas de caráter das suspensões, são mimos incluídos no pacote. O bônus é que, com tudo isso em cima, ela ainda é capaz de acelerar e fazer curvas quase como uma superesportiva.
Com seis cilindros alinhados, transversais, 24 válvulas e 160 cv, a K 1600 GTL é surpreendentemente suave e fácil de pilotar em baixos giros e solta a fera esportiva em altos regimes. Com 17,8 mkgf de torque máximo disponíveis a míseros 5 250 rpm e acelerador ride by wire, a potência despejada na roda é sempre a mais eficiente possível, calculada a partir dos parâmetros fornecidos por múltiplos sensors espalhados na moto – e o controle de tração não deixa que nem um pouquinho dela seja desperdiçada.
Mesmo pesando 348 kg em ordem de marcha, o seis-cilindros de 160 cv é capaz de fazer a GTL ultrapassar com facilidade os 220 km/h. Aliás, é preciso prestar atenção ao velocímetro, pois não é fácil perceber a velocidade subir. A total falta de vibração e eficiente aerodinâmica escondem a sensação de alta velocidade. Se o sistema de som estiver ligado, então… Acredite, a 160 km/h e com o capacete fechado, é possível ouvir o som com clareza. Não quer rádio? Tudo bem, do lado direito da carenagem há um porta-luvas com entradas USB e auxiliar, para você conectar seu MP3.
Economia
Com tanque de 26,5 litros e fazendo a boa média de 17 km/l de gasolina, a GTL é capaz de percorrer mais de 400 km sem reabastecimento. Esses números de consumo foram obtidos apenas com o piloto e dentro dos limites de velocidade permitidos.
O sistema ABS dá conta do recado no molhado e o modo Rain do gerenciamento eletrônico faz as rotações subirem mais lentamente, além de manter o controle de tração sempre ligado. Os bons pneus Metzeler Roadtec garantem bom escoamento e trabalham na temperatura ideal para não assustar o motociclista.
O chassi de alumínio com dupla trave superior incorpora o motor de seis cilindros em linha bem inclinados à frente, não deixando a moto parecer larga entre as pernas e permitindo excelente centralização de massas. O que mais chama atenção na K 1600 GTL não são os recursos eletrônicos de conforto, mas a incrível neutralidade do conjunto em curvas.
O que realmente valoriza a originalidade da engenharia alemã aplicada na K 1600 GTL é a surpreendente e quase incrível capacidade de aceleração e a emoção de fazer curvas equilibradas com uma moto tão grande e pesada.
Mesmo nessa que é a mais luxuosa das motos atuais, o som emitido pelo sistema de escape de seis saídas deixa bem claro que os projetistas da marca não abandonaram a esportividade. Cada um com suas preferências, mas em termos de sonoridade do motor, quanto mais cilindros, melhor.
Via | BMW Motorcycles