Com prazo de validade pré-definido, começa a funcionar o Nômade, restaurante pop-up que mudará de endereço todos os meses.
A moda dos restaurantes pop-up – ou temporários – começou em Londres, nos anos 2000, e rapidamente se popularizou também em cidades americanas como Miami, Nova York, São Francisco e Los Angeles. Um dos principais objetivos da proposta era ser uma vitrine para jovens chefs, ainda sem restaurantes próprios, para conseguir visibilidade no mercado e, com isso, chamar a atenção de potenciais investidores. Sem sede fixa, os pop-ups funcionam, na verdade, como eventos gastronômicos de curta duração, geralmente montados em locais inusitados – museus, depósitos, centros culturais, coberturas de prédios – ou ao ar livre. Os menus completos costumam primar pela criatividade, geralmente com três ou mais etapas de pratos.
Seguindo o conceito de servir boa comida fora da formatação de um restaurante convencional, os chefsLeandro Nunes e Agenor Maia (na foto abaixo, respectivamente, da esquerda para a direita) criaram oNômade, um pop-up brasiliense que tem sua primeira edição entre os dias 05 e 08 de dezembro. O local escolhido para a estreia é a cozinha gourmet da Monardo Gastronomia e Cultura, com capacidade para apenas 26 comensais por noite. O endereço da próxima edição ainda é mantido em segredo.
Nenhum dos dois chefs é estreante no palco das panelas e caçarolas. Leandro Nunes, formado pela escola Le Cordon Bleu de Paris, estagiou na cozinha do Noma, em Copenhague, na Dinamarca, eleito o melhor restaurante do mundo em 2010, 2011 e 2012 pelo The World’s 50 Best Restaurants. Em Paris, passou pelo tradicional Café Constant e, em Brasília, pelos restaurantes Patú Anú e Oscar. Hoje, atua como consultor, professor e personal chef. Já Agenor Maia estudou gastronomia em Lisboa, onde também comandou, por dois anos, um restaurante especializado em comidas típicas dos Açores. De volta ao Brasil, estagiou no D.O.M., de Alex Atala e agora presta consultoria gastronômica para diversos restaurantes da cidade.
“Brasília já teve exemplos de eventos itinerantes, mas o que queremos é dar uma cara permanente a um conceito essencialmente temporário”, explica Agenor. “O Nômade vai funcionar mensalmente, com duração que pode variar de 3 dias a uma semana, em endereços que não se repetem. O público sempre vai ter experiências diferentes a cada edição, inclusive com a participação de chefs convidados”, complementa o chef.
O mote principal do cardápio de inauguração são os ingredientes nacionais. A sequencia começará com duas entradas, o atum supreme acompanhado de cuscuz marroquino e lichia recheada com mousse de gorgonzola e o sushi de pato no tucupi (na foto acima). Como pratos principais, leitão em baixa temperatura, com redução de beterraba baunilhada e espuma de bacon e canon de cordeiro (carré de cordeiro desossado) com cagaita, tamarindo e cebola (na foto abaixo). Para a sobremesa, minibolo de castanha-do-Brasil com sorvete de cupuaçu. Estão ainda no programa da noite três surpresas, que chegarão às mesas em forma de couvert, amuse-bouche e pré-sobremesa.
O menu completo sai a R$165,00 por pessoa e inclui água, café e petits fours. Quem quiser poderá aproveitar também as sugestões de harmonização montadas pelo sommmelier Marcos Rachelle, da Art du Vin. Os vinhos estarão disponíveis para compra no local, com valor cobrado à parte. As reservas devem ser feitas pelo telefone (61) 8111-5402 ou pela fanpage facebook.com/restnomade.
Serviço
Nômade – restaurante pop-up
Dias 5, 6, 7 e 8 de dezembro, a partir das 19h30.
Na Monardo Gastronomia e Cultura (201 Sul, Bl. B, Lj. 9).
Informações e reservas: (61) 8111-5402.