Etiqueta para o Ano novo
Algumas dicas para esta data especial:
1)Escolha boas companhias – Busque passar sua festa cercado de pessoas que você gosta. Gente do bem que vai lhe fazer começar o ano mais otimista e feliz.
2)A arte de receber – Para os anfitriões é importante garantir que todos se divirtam. Dá um pouco de trabalho, é verdade, mas a recompensa de ver família e amigos reunidos não tem preço.
3)Um bom convidado – Se for para a casa de amigos, veja o que deve levar. Se for dispensado de ajudar, ainda assim leve uma sobremesa ou um espumante. No dia seguinte ou,no máximo, uma semana depois envie flores à anfitriã agradecendo ou telefone.
4)Moderação sempre – Quem vai para um clube ou restaurante tem menos preocupações com regras de etiqueta, porém ainda valem as clássicas: moderação na comida e bebida, além de controlar o tom de voz. Rir é bem diferente de berrar.
5)Lembre-se dos amigos – No dia 31 ou mesmo no dia 1 envie mensagens de felicitações aos amigos. Faça algo personalizado e não em massa que soa como preguiça ou desleixo.
6)Cuidado com os fogos – Fogos de artifício são típicos dessa festa em todo o mundo, porém tome cuidado para soltá-los bem longe das crianças. Se possível, delegue a função a alguém experiente. Particularmente, apesar de achar bonito, considero perigoso.
7)Comes e bebes – A ceia não é sofisticada como no Natal, por isso faça pratos leves e capriche nas entradas e aperitivos porque todos vão esperar até a meia-noite (no mínimo). Já a bebida deve acompanhar o estilo dos pratos. Não se esqueça do espumante ou champanhe que, mesmo para quem não gosta, é usado para o brinde da virada.
8)Crendices – Lentilhas, carne de porco, uva e até romã são crendices alimentares que, honestamente, considero incapazes de mudar o seu ano. Porém se você estiver na casa de alguém que acredita nessas superstições, sirva-se à vontade. É apenas comida.
9)Com que roupa eu vou? O mesmo vale para roupas. Da escolha das cores até a necessidade de usar calcinha nova, o que não falta é lenda para dizer o que ajuda ou não um ano a ser bom. Com todo o respeito, ainda não conheço nenhuma cor que traga dinheiro, amor ou saúde, por exemplo. Já trabalho, zelo e prevenção podem trazer, sim. Por isso, use uma cor de roupa que fique bem em você e a deixe mais feliz. Simples assim.
10)Crie uma tradição familiar – Eu, por exemplo, criei uma caixa dos agradecimentos e pedidos. Todos os anos anotamos nossas metas para o seguinte. No dia do Revellion relemos e sempre nos surpreendemos com o êxito e podemos avaliar onde falhamos também. Em seguida é hora de escrever o que houve de bom. Isso faz com que possamos cultivar a gratidão.
Enfim, o importante é agradecer e esperar um Feliz Ano Novo!
1