11 regras de etiqueta de um casamento no mundo conectado
unnamed-2

On ou off? O equilíbrio perfeito entre o mundo real e o digital definido em regras etiqueta de um casamento na era digital. Imperdível, né?

O mundo agora é online – tanto é que, nesse momento, você está lendo isso enquanto poderia estar fazendo mil outras coisas. Vivemos ”hiperconectados” (quase) 24 horas por dia: e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, site de notícias. Você se imagina vivendo sem o Google? Pois é. E, de tão conectados, às vezes fazemos feio em coisas tradicionais do tipo… um casamento.

As novas regras de etiqueta de um casamento transcendem o dress code e também o dia X – elas valem para antes, durante e depois do sim, em tudo que envolve o evento casamento. Separamos 11 top dicas para sair da” blacklist” e saber até onde é ”ok” usar as redes sociais nesse caso. Vale o” print”, hein?

PARA AS NOIVAS
unnamed-3

Avise a família antes de atualizar o status do relacionamento na rede
Assumimos que jogar no Facebook é a maneira mais eficiente de gritar pro mundo (que é provavelmente a sua vontade) que você é oficialmente noiva. Mas, convenhamos, não é nada pessoal! Fora a família e os amigos mais próximos que merecem ouvir as big news diretamente de você, tem aquela parte da família mais velha e out do mundo virtual – e você não quer que eles fiquem por fora da novidade, né?

Poste uma foto do anel de noivado!
Pode sim! Vai estar todo mundo doido pra ver como é o anel que ganhou do amado depois que você colocar lá que agora é “noiva” (#ficaadica de dar uma passadinha na manicure antes, se for mostrar o anel na mão!). Mas deixe de fora os detalhes – até porque quanto custou não é de interesse de ninguém, certo? Se todos os conhecidos vão pedir para dar uma olhadinha na sua mão pelos próximos meses, não custa nada adiantar o lado deles.

No dia do casamento, eleja um responsável pela sua vida virtual
Afinal, ele voa – é o que todo mundo diz. E se você estiver conectada o tempo inteiro, as chances de perder coisas importantes sobem nada mais, nada menos que 100%. Foco em quem está compartilhando e celebrando com você, e esqueça um pouquinho todo mundo que está nos seus círculos na rede.

É uma ideia legal dar seu telefone para alguém te manter informada do que for necessário e atualizar Instagram/Facebook/Twitter/Snapchat ou seja lá qual for a rede social que queira dividir um pouquinho do seu dia. Uma dica: escolha uma pessoa que não tenha já muita coisa para fazer (lê-se: mães, madrinhas e companhia) pelo bem da sanidade delas.

Não abra mão do convite de papel
É super cool e também está na moda criar um evento/mandar um e-mail para convidar. Ok, mas nesse mundo tecnológico, convites de papel são tão especiais! Isso não significa que você tenha que inovar demais e investir em um convite de casamento que dance, cante e represente. Calma! Um convite clean também pode fazer as vezes se fizer seu estilo, sem problema nenhum.

Porém e-mail e Facebook são completamente aceitáveis para convidar para eventos pré e pós casamento, sempre com a carinha de vocês, claro. Só lembre que o fluxo de informações online é muito grande e tem chances da mensagem passar despercebida.

5-Vai ser estressante de vez em quando. Mas antes de postar qualquer coisa reclamando sobre seus fornecedores/noivo/familiares, pare. Ficar espalhando negatividade sobre seu casamento servirá para nada mais que deixar pessoas chateadas!

Ao invés disso, tente resolver com cada um os problemas que surgirem. Isso significa: pegue o telefone e explique para quem tiver que explicar a situação para tentarem, juntos, chegar a uma solução. Confie na gente: qualquer caminho além desse só vai causar um mal estar e gerar energia ruim.

Espalhe por aí a hashtag do casamento
Estamos em 2016 e absolutamente todas as pessoas um pouco antenadas em internet sabem o que é uma hashtag e como usá-la. Por isso, sem medo de colocar no save the date, no convite, no site do casal e em qualquer outra coisa que você vá enviar aos convidados. Pense também em maneiras de acrescentar a hashtag nos itens de papelaria do casamento. Assim, com antecedência, todo mundo vai se acostumando e a garantia é de um feed cheio de fotos do casamento em tempo real

PARA OS CONVIDADOS

Espere para dar os parabéns publicamente
Se os noivos ainda não anunciaram aos sete ventos que estão oficialmente a caminho do altar, você não deve fazer isso por eles. Entendemos que é muuuito legal quando você é um dos primeiros a descobrir que sua melhor amiga ou sua irmã estão prestes a se casar, mas não é sua função contar isso para o mundo, ok? Talvez eles estejam esperando algo para tornar a notícia pública e sua ansiedade pode gerar um desconforto terrível. Não custa nada dar um tempinho, né?

Tire suas dúvidas sobre o casamento de maneira privada
500 amigos no Facebook não significam 500 convidados para a festa, então se a pauta casamento entrar na sua lista de conversas com a noiva ou com o noivo, é educado fazê-lo de modo particular. É uma maneira simples de evitar que o assunto e os detalhes fiquem aparecendo no feed de notícias de pessoas que não foram convidadas.

Uma observação: noivas simplesmente amam dividir detalhes dos preparativos. Então, sim, ela vai amar uma amiga que tenha paciência e que curta ouvir relatos sobre a deliciosa maratona que é planejar um casamento! Mas lembre-se que essa é uma época que demanda muito dos noivos – e por isso ninguém tem o direito de se sentir ofendido se não for atualizado o tempo inteiro, por mais íntimo que seja do casal.

Respeite as instruções do RSVP
Se o casal incluiu no convite o RSVP, eles esperam que as respostas sejam enviadas exatamente do jeito como pediram (telefone, e-mail ou site). Nada de ficar lotando caixa e-mail, inbox ou WhatsApp dos noivos para confirmar sua presença, muito menos falar pessoalmente com um deles sobre isso. Com certeza sua confirmação vai se perder!

Se por acaso você perder o convite que diz como responder ao RSVP, é aceitável ligar para um deles para saber como deve proceder. Mas só nesse caso, ok?

No dia do casamento, tenha cuidado com as fotos
Regra número 1: nunca, em hipótese alguma, prejudique o fotógrafo ou o videomaker para conseguir um clique para o seu Instagram ou Snapchat, especialmente durante a cerimônia – se levantar ou se mexer demais para tirar a foto, jamais! Regra número 2: é ótimo postar imagens do casamento, mas se a opção dos noivos for por conduzir a ocasião de forma mais low profile, você deve respeitar essa decisão. Regra número 3: use a hashtag do casamento em absolutamente qualquer coisa que for postar. Assim, eles conseguem acordar no dia seguinte e reviver um pouquinho de tudo em um lugar só!

Deixe o celular na bolsa – ou no bolso
Postar uma foto ou outra é bacana. Mas os noivos convidaram você para curtir o dia com eles, e não ficar o tempo todo imerso no mundo virtual! Ser convidado de um casamento é uma honra e eles passaram muito tempo planejando a ocasião perfeita para comemorarem ao lado de pessoas selecionados. Desconecte-se e divirta-se!

Boa Festa!!!

0

Write A Comment